Finlândia 2011 5€ Ostrobothnia - Regiões

FIN 2011 - 19

Novo produto

Moeda comemorativa de 5 euro dedicada à região de Ostrobothnia, da série Províncias da Finlândia.

Não Circulado.

Mais detalhes

Disponível

9,50 €

Ficha informativa

Ano 2011
Valor facial 5 euro
Metal Cu/Ni
Peso 9,8 g
Diâmetro 27 ,25 mm
Acabamento Não Circulado
Tiragem 100.000
Autor Nora Tapper
Série Provincial Coin

Mais informação

A série de moedas provinciais reflete aspetos da vida cotidiana nas províncias históricas da Finlândia.

Ostrobothnia é uma das nove províncias históricas da Finlândia.

Durante o tempo das províncias históricas, Ostrobothnia cobriu muito do que é hoje a Ostrobothnia do Sul, Ostrobothnia Central, Ostrobothnia do Norte e Lapónia do Sul. Entre os séculos XVII e XIX, as planícies de Ostrobothnia atravessadas por rios eram terreno ideal para o transporte do alcatrão, que era uma carga pesada. Grandes quantidades de alcatrão foram feitos de pinheiros Ostrobótnos em poços redondos ardidos com um fundo em forma de funil.

A moeda mostra as resinas de alcatrão e o coração de um poço de alcatrão coberto de pedras, uma vez que a queima de alcatrão é uma antiga indústria de Ostrobothnia.

No verso da moeda é representado o brasão histórico da região, que remonta aos feudos medievais,  e o valor facial de 5 euros. Administrativamente, as províncias históricas deixaram de existir em 1634 quando o país, então parte da Suécia, foi dividido em condados.

Há nove províncias históricas na Finlândia: Åland, Tavastia, Karelia, Lapland (Lapónia), Ostrobothnia, Satakunta, Savonia, Uusimaa e Proper.