Vaticano 2014 2€ Muro de Berlim

VAT 2014 - 05

Novo produto

Moeda comemorativa de 2 Euro dedicada ao 25º aniversário da queda do Muro de Berlim.

Acabamento BU.

Mais detalhes

Aviso: Últimos itens disponíveis!

55,95 €

Ficha informativa

Ano 2014
Valor facial 2 euro
Metal Cu/Ni
Peso 8,5 g
Diâmetro 25,75 mm
Acabamento BNC - Brilhante Não Circulado
Tiragem 94.000
Autor Gabriella Titotto

Mais informação

No núcleo da moeda, encontram-se representados em primeiro plano alguns blocos de betão do Muro de Berlim, parcialmente desmoronado, nos quais está inscrita a frase “XXV ANNIVERSARIO DEL CROLLO DEL MURO DI BERLINO 1989 2014” (25.º aniversário da queda do Muro de Berlim, em italiano). De entre os blocos e o pedaço de arame farpado no centro, surge um ramo de oliveira e, como pano de fundo, vê-se a Porta de Brandemburgo. Na parte superior do núcleo, figura, em semicírculo, a designação do Estado emissor (CITTÀ DEL VATICANO). A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

A queda do Muro de Berlim na noite de 9 e 10 de novembro de 1989 marcou uma alegre e inimaginável surpresa para os habitantes de Berlim Oriental e Ocidental. Durante 28 anos essa faixa de fronteira foi estritamente patrulhada por meios técnicos e militares, dividindo a cidade e condicionando a vida dos seus habitantes. De repente o Muro tornou-se transitável, até mesmo para o povo de Berlim Oriental, como resultado da "Revolução Pacífica".
Desde 1975, a parede branca de concreto armado, visível do oeste, e o complexo sistema de fortificações fronteiriças tornaram-se a imagem definidora da cidade dividida, um símbolo da Guerra Fria. O processo irreversível da reunificação da cidade começou nos dias seguintes a 9 de novembro, quando as tropas fronteiriças da República Democrática Alemã, acompanhadas de berlinenses exultantes, começaram a remover segmentos individuais do muro para criar mais pontos de passagem.
Iniciando em março de 1990, antes que a República Democrática Alemã começasse a remover os 45 mil segmentos de muro, os próprios berlinenses começaram o processo de demolição. Mesmo na noite em que o Muro foi aberto, os populares trouxeram os seus próprios martelos e cinzéis para começar a remover os primeiros fragmentos.
No outono de 1990, as últimas seções da muralha foram salvas para serem mantidas como monumento. Hoje é difícil perceber a divisão passada da cidade. Apenas uma pequena parte da faixa de fronteira e os segmentos da parede são mantidos como monumento histórico dentro do Memorial do Muro de Berlim, na rua Bernauer.